O Que é O Jogo?
O Jogo do Herói nasceu como um jogo de tabuleiro e ao longo do tempo foi assumindo outros meios de expressão (palestras e ações in company). Essencialmente, ele é uma perspectiva para se observar o universo de relações humanas. Uma perspectiva pautada no trabalho de vários autores, em especial Joseph Campbell.
Nesta perspectiva entendemos as relações humanas como uma história sendo contada por nós de forma individual e coletiva. Uma história tanto autoral quanto colaborativa. Estas histórias se relacionam de forma profunda com os mitos, e segundo Campbell “Não precisamos nem mesmo nos arriscar sozinhos na aventura, pois os heróis de todos os tempos já foram à nossa frente. O labirinto já é conhecido, basta seguir os passos do herói.”
Seguindo o pensamento de Campbell os mitos contam histórias que podem nos auxiliar no desenvolvimentos de nossos dramas e tragicomédias cotidianas.
Quando pensamos no herói, pensamos naquele que age, o personagem principal naquele ato (afinal uma história pode ter vários protagonistas), pensamos em nós mesmos e em nossos cotidianos.
Com tudo isso temos um vasto território a ser explorado. E desta exploração nascem os serviços e produtos do Jogo do Herói. Por isso tudo, de forma simplificada, podemos pensar no Jogo do Herói como uma experiência (com formatos variados) de auto-conhecimento e estímulo a insights.
“Não precisamos nem mesmo nos arriscar sozinhos na aventura, pois os heróis de todos os tempos já foram à nossa frente. O labirinto já é conhecido, basta seguir os passos do herói.”
Joseph Campbell
Como Surgiu o Jogo do Herói
Ao longo de cinco anos de maturação, testes experimentais e alguns jogos pilotos com indivíduos e organizações, o processo criativo foi deixando cada vez mais a mídia do livro e assumindo o seu formato atual. Por fim, em 2007, nascia o Jogo do Herói.
O debut corporativo veio com dois clientes de grande renome: a Daiichi Sankyo Brasil e a Natura. E assim o Jogo encontrou seu caminho, servindo a qualquer grupo de pessoas (dentro ou fora de um ambiente organizacional) disposto a passar por uma experiência que resgata um pouco daquilo que é atemporal para a humanidade: as histórias que contamos para nós mesmos.
A Natural Expansão do Jogo
As experiências in company trouxeram novos horizontes para o Jogo. As diversas pessoas que passaram pelos programas de suas respectivas empresas inundaram a equipe com diversos feedbacks essenciais para que o Jogo ganhasse outros contornos: palestras, consultoria, e até mesmo desenvolvimento de material de apoio para programas que já estivessem acontecendo nas organizações.
O Jogo ganhou seu formato “evento especial”, e mais alguns outros formatos que no tempo certo serão colocadas a público.
O Coração do Jogo do Herói
Joseph Campbell é a alma e o coração do Jogo do Herói. A obra de Campbell sintetiza em um padrão as diversas lendas, mitos e histórias de heroísmo ao longo da história e cultura humana conhecida como A Jornada do Herói. Este padrão – partida, iniciação e retorno – refere-se aos diversos momentos de transição do desenvolvimento humano ao longo de sua vida.
O Padrão do Desenvolvimento Humano
- A Partida fala do herói aspirando à sua jornada.
- A Iniciação contém as várias aventuras do herói ao longo de sua jornada.
- O Retorno é o momento em que o herói volta ao lar com o conhecimento e os poderes que adquiriu ao longo do caminho.
É dele a máxima que funciona como a Alma do Jogo do Herói: “Siga a sua bem-aventurança” (ou follow your bliss, no original em inglês). Esta frase sintetiza, para nós, o poder do mito.
A Jornada do Herói
Veja como as teorias de Joseph Campbell se aplicam às estórias que mais admiramos. Harry Potter, Senhor dos Anéis, Jogos Vorazes. Não importa a aventura. O vídeo abaixo resume de maneira brilhante, todas as fases da Jornada do Herói.
Veja O Depoimento de Quem Fez o Jogo do Herói
Centenas de pessoas já passaram pelo Jogo do Herói. Uma jornada única, onde você é o protagonista.
O “JOGO DO HERÓI” aconteceu na minha vida em um momento de grande desespero, ou seja, na hora certa. Durante o JOGO, fui me descobrindo, me entendendo, e encontrando formas para lidar com o meu problema. O que aprendi com essa vivência vou levar para toda a minha vida. Hoje sinto que tenho mais sabedoria e flexibilidade. ESTOU EM PAZ.
Durante a nossa jornada de trabalho e a vida agitada, na maioria das vezes não temos tempo de pensar na gente mesmo e refletir se estamos no caminho certo. É muito legal saber que a empresa que você trabalha se preocupa com você como pessoa, além do profissional. É gratificante e motivador!
O Jogo do Herói é muito mais do que um simples jogo de tabuleiro, ele nos proporciona um mergulho dentro de nós mesmos. Os insights que ele nos apresenta são incríveis e o jogo parece captar nossos sentimentos mais profundos. É realmente uma experiência única. Com certeza jogarei novamente.